munguzá - meaning and definition. What is munguzá
DICLIB.COM
AI-based language tools
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:     

Translation and analysis of words by artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is munguzá - definition

IGUARIA DOCE NORDESTINA
Mugunzá; Mucunzá; Mukunza; Mungunzá (ritual); Mungunzá

munguzá         
sm (quimbundo mukunzá, milho cozido, com dissimilação) V mungunzá.
Munguzá         
m. Bras. do N.
Papas de grãos de milho, que se cozem inteiros.
Munguzá         
miniatura|Tigela de munguzá decorado com [[cravo-da-índia|cravos-da-índia.]]

Wikipedia

Munguzá

Munguzá, mugunzá ou Canjica é uma iguaria doce feita de grãos de milho-branco ou amarelo levemente triturados, cozidos em um caldo contendo leite de coco ou de vaca, açúcar, canela em pó ou casca e cravo-da-índia. O prato faz parte da culinária brasileira, onde é apreciado durante todo o ano, diferentemente de outras iguarias de milho, que são geralmente feitas no período junino.

O mugunzá é comum em várias partes do país, tendo denominações e preparos diferentes. Há inclusive duas versões salgadas: uma com milho e outra com milho e feijão encontradas no sul do Ceará e oeste dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, o qual leva ingredientes semelhantes aos da feijoada. Assemelha-se ao prato tradicional cabo-verdiano Cachupa.

No Sul e Sudeste do Brasil, e também no Distrito Federal, o mesmo prato é denominado canjica ou canjicão. Nos estados da sub-região do Meio-Norte (Maranhão e Piauí), o prato é conhecido como "mingau de milho". No estado do Pará é conhecido por "mingau de milho branco". Já nas religiões afro-brasileiras, um prato semelhante, mas sem tempero nem sal, recebe a denominação de mukunza ou, mais comumente, ebô, uma comida ritual na cultura Jeje-Nagô.

Etimologicamente, a palavra é de origem africana e provém do kimbundo mu’kunza, que em português se traduz por «milho cozido».